A Petrobras divulgou comunicado ao mercado sobre a descoberta de “acumulação de petróleo em águas ultra profundas da Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá, (…) situado próximo à fronteira entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte“. O poço está localizado na Margem Equatorial.
De acordo com o documento apresentado pela petroleira, o combustível estaria em uma profundidade de 2.196 metros, na Margem Equatorial brasileira. Esta é a segunda descoberta na Bacia Potiguar neste ano e foi precedida pela comprovação da presença de hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste, localizado a
cerca de 24 km de Anhangá, em janeiro deste ano.
À época a empresa comunicou à ANP (Agência Nacional de Petróleo) que apesar da descoberta necessitava avançar na pesquisa exploratório para avaliar a viabilidade econômica do poço.
A petroleira ressalta que as descobertas ainda precisam de avaliações complementares e destaca que a estatal é a operadora de ambas as concessões com 100% de participação.
A companhia avisa que dará continuidade às atividades exploratórias na localidade para uma avaliação da qualidade dos reservatórios, as características do óleo e a viabilidade técnico-comercial da acumulação.
Parte da região ainda está sob disputa por autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), por isso, a companhia destacou na nota a não ocorrência de nenhum incidente nas explorações.
“O sucesso exploratório na Guiana e no Suriname corroboram a importância de a Petrobras continuar sua campanha nas Bacias da Margem Equatorial brasileira, conforme previsto no seu Plano Estratégico 2024-2028“, defende a empresa.
A expectativa da petroleira é investir 7,5 bilhões de dólares em exploração até 2028, sendo 3,1 bilhões de dólares na Margem Equatorial, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.
Petrobras realiza 1ª perfuração na Margem Equatorial.
Operação no poço Pitu Oeste, localizado na Bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte, será concluída em até 5 meses.@fatimabezerra@jeanpaulprates pic.twitter.com/JCFTt8UFKB— Jornal da Política (@Jornal_politica) December 23, 2023