Os trabalhadores nascidos em janeiro e que são beneficiários do abono salarial PIS/Pasep em 2025 abrirão o calendário de pagamentos no ano, com o depósito do valor programado para o dia 15 de fevereiro.
O calendário segue o mês de nascimento dos beneficiários, conforme a tabela abaixo. O Governo Federal estima injetar R$ 33,5 bilhões na economia com o pagamento do abono salarial em 2026, beneficiando 26,9 milhões de trabalhadores. O valor representa um salto em relação aos R$ 30,7 bilhões liberados em 2025, expandindo o alcance do benefício.

Como funciona o abono salarial
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve cumprir, cumulativamente, os quatro requisitos relativos ao ano-base:
-
Tempo de Cadastro: Estar inscrito no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos.
-
Média Salarial: Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
-
Tempo de Serviço: Ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano de referência.
-
Dados Informados: Ter os dados enviados corretamente pelo empregador por meio da RAIS ou do eSocial.
O PIS atende trabalhadores do setor privado, tem o pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal e o calendário segue o mês de nascimento. Já o Pasep é voltado a servidores públicos, militares e funcionários de empresas públicas, com pagamento pelo Banco do Brasil e cronograma baseado no final do número de inscrição.
Valores do abono salarial em 2026
O benefício é calculado de acordo com os meses trabalhados no ano-base. Ou seja, neste caso, deverá ser considerado o período de 2024. Veja os valores abaixo:
