IMG_20220302_161252

Os moradores do Assentamento Cordão de Sombra, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, cobram o Royalties do Petróleo extraído da comunidade.

O Projeto de Assentamento Cordão de Sombra possui 3 poços de petróleo. Sendo 2 em área coletiva e um em lote individual.

Faz mais ou menos 10 anos que é extraído petróleo das áreas do Assentamento. Mas, nenhum benefício foi feito na comunidade com recursos provenientes dos royalties.

Nossa equipe esteve na comunidade e ouvimos várias moradores, todos reclamam da falta de informação e sobre os valores dos royalties.

No assentamento moram 117 famílias. Que sobrevivem basicamente da agricultura, criação de animais e benefícios do governo federal. No local não há área de lazer nem local para atendimento médico. O dinheiro desse royalties poderiam ser aplicados em benefícios como estes.

Um dos moradores afirmou “quando esse dinheiro sair não vai servir para a gente, pois já estaremos velho demais”.

Durante a conversa que nossa equipe teve com alguns assentados, foi nos passado a informação que alguns deles já tem o título definitivos de suas terras. Essa informação pode ser confirmada na página do Incra.

É importante que esses agricultores saibam para onde está indo os valores e que o devem fazer para recebê-los, se for de direitos.

A extração e transporte do petróleo era feito pela Petrobrás. Agora é feito pela Potiguar E & P.

O INCRA é responsável pela Reforma Agrária. Por isso, entramos em contato com órgão e aguardamos informações.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da política?

Assim, é só seguir o Jornal da Política no Facebook, você vai acompanhar tudo sobre políticaeconomiageral etc. Siga a gente para saber mais! Participe do nosso grupo no Telegram 👉 https://t.me/jornaldapolitica

Facebook Comments