Acompanhe o Jornal da Política e fique atualizado com as principais notícias de tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Primeira quinzena de fevereiro terá chuvas intensas no Nordeste

0 23

Nos primeiros 15 dias deste mês, o tempo ficará instável e com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte do centro-norte do Nordeste devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, e o padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera.

A partir do próximo sábado (4), a ZCIT deverá favorecer o aumento de umidade e, consequentemente, a formação de nuvens, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, estados onde as chuvas dos últimos dias foram bastante isoladas. Já no Maranhão, Piauí e Ceará, elas estão mais intensas e deverão permanecer assim.

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a interação da ZCIT com o fluxo dos ventos em altos níveis da atmosfera (presença de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – VCAN) também vai provocar chuvas mais intensas no semiárido dos estados citados, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, principalmente.

Confira a nota técnica completa AQUI

Fonte: INMET

Receba notícias do Jornal da Política no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/jornaldapolitica

VEJA TAMBÉM
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraria sua opinião, por favor, comentex