Os Estados Unidos dizem que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento. A declaração foi dada pelo assessor de segurança nacional da Casa Branca Jake Sullivan neste domingo (06).

Ele ponderou, no entanto, que ainda há espaço para diálogo e diplomacia.

O governo americano afirmou que a Rússia colocou mais de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia e já reuniu 70% dos recursos para invadir o país vizinho.

Segundo os Estados Unidos, é provável que o governo russo domine Donetsk, região que rompeu com o governo ucraniano quando Moscou anexou a Crimeia. Estimativas apontam que, se quisesse, o governo de Vladimir Putin poderia tomar a capital Kiev em menos de 48 horas.

A Rússia exige que a Otan e os Estados Unidos retirem tropas de países vizinhos e garantam que a Ucrânia não entrará em organizações militares do ocidente. Porém, o presidente Joe Biden,afirmou que os pedidos de Putin não serão atendidos.

Neste domingo (6), tropas americanas chegaram à Polônia depois do envio determinado pela Casa Branca de 3 mil oficiais ao leste europeu. No sábado (5), um outro grupo de soldados chegou a Cracóvia com equipamentos.

O governo ucraniano negou que existam indícios de uma invasão iminente e afirmou que o caminho mais provável é o diplomático.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da política?

Assim, é só seguir o Jornal da Política no Facebook, você vai acompanhar tudo sobre políticaeconomiageral etc. Siga a gente para saber mais! Participe do nosso grupo no Telegram 👉 https://t.me/jornaldapolitica

Facebook Comments