A chuva vai aumentar muito no Nordeste do Brasil nos próximos dias com precipitação forte a intensa em pontos de diversos estados da região, de acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, marcando uma significativa mudança de padrão atmosférico em relação às semanas anteriores.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para sete dias no Nordeste do Brasil do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha.
Como se observa no mapa, os acumulados de precipitação devem ser altos em diversos pontos da região na soma dos próximos sete dias com marcas de 100 mm a 200 mm, e isoladamente superiores, em diferentes áreas.
Mesmo áreas do semiárido e Agreste Nordestino devem ser beneficiadas por chuva em muitas localidades e que isoladamente poderá ser forte e acompanhada até por alguns temporais isolados em consequência do calor.
Áreas da Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Paraíba, em especial, podem ter volumes de chuva localmente elevados durante os próximos dias assim como a faixa costeira do Maranhão e do Piauí pela influência da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).
Uma área de baixa pressão atmosférica no Atlântico organiza um canal de umidade com grande convergência de umidade em direção ao Nordeste, favorecendo a chuvas mais frequente e volumosa.
Em Salvador, por exemplo, a chuva deve ser bastante frequente até a metade da semana com precipitações por vezes fortes, o que traz o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de encostas.
*Com informações de MetSul