As forças policiais encontraram rastros dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, na madrugada desta sexta-feira. Os dois presos também foram vistos por moradores da região. Integrantes da Polícia Federal, Polícia Penal Federal e Polícia Militar localizaram pegadas, uma toalha e uma camiseta deixados na mata. Eles acreditam ser de Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, os dois detentos que escaparam da unidade de segurança máxima na madrugada de quarta-feira.
- Ao todo, cerca de 300 homens realizam uma varredura na área, com o auxílio de três helicópteros e drones com visão noturna e capazes de mapear pontos de calor, além de cães farejadores. Um perímetro específico foi delimitado para as buscas.
O nome dos dois presos foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol (Polícia Internacional), mas as autoridades esperam pegá-los antes que eles saiam do país.
Fugitivos de presídio federal são vistos por moradores na região Mossoró
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, havia afirmado nesta quinta-feira que a recaptura da dupla aconteceria “em breve”.— Acreditamos que eles estejam localizados em um raio de 15 quilômetros naquela região. (…) E que eles serão recapturados num período muito breve — disse ele.
Segundo as investigações, nenhum veículo suspeito se aproximou nem foi registrado o furto de carros no entorno do presídio, o que levou à conclusão de que os detentos estejam empreendendo a fuga a pé. — É um local de matas, uma zona rural e nós imaginamos que eles ainda estejam homiziados (escondidos) naquela região — disse Lewandowski.
Na madrugada de quinta-feira, um sítio foi arrombado nas proximidades do presídio. Os invasores levaram consigo roupas e alimentos.
A recaptura dos presos é considerada prioridade máxima pelo ministério da Justiça, que enfrenta a sua primeira crise sob a gestão Lewandowski após a fuga inédita no sistema penitenciário federal. Ontem, ele anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança nas cinco penitenciárias que são administradas pelo governo federal. São elas:
- Modernização no sistema de câmeras
- Reconhecimento facial na entrada e saída dos presídios
- Ampliar sistema de alarmes
- Reforço policial com 80 agentes da Polícia Penal
- Construção de muralhas ao redor das prisões