Notícias da Política no Brasil e no Mundo

Banco Central reduz taxa Selic para 12,25%

0 0

Conforme o esperado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,5 p.p. nesta quarta-feira (1º), de forma unânime. Dessa forma, a partir de agora a Selic passa a ser de 12,25%.

Este é o terceiro corte em 2023. Após um ano de juros muito altos, no patamar de 13,75%, o Banco Central decidiu em agosto iniciar o processo de redução gradual da Selic. A expectativa do setor financeiro é que, até o fim do ano, ela seja reduzida para 11,75%. Para o final de 2024, a perspectiva é de que a taxa básica de juros seja de 9,25%.

“Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 12,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e o de 2025”, argumentou o Copom.

Ao tomar a decisão, os membros do comitê levaram em conta a inflação brasileira, mas também as incertezas internacionais referentes aos juros nos Estados Unidos e as novas tensões políticas – provocadas, especialmente, pela guerra entre Israel e Hamas.

VEJA TAMBÉM
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
x
0
Adoraria sua opinião, por favor, comentex