O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição ao Palácio do Planalto, anunciou, durante a tradicional live de quinta-feira (18/8), a redução de impostos sobre Whey Protein. “Para o pessoal da academia ai”, brincou o presidente. De acordo com o presidente, o imposto sobre o produto passou de 11% para 0%. “Ajuda aí o pessoal que malha.”
Diante da repercussão, Bolsonaro publicou, na manhã desta sexta-feira (19/8), uma montagem “fisiculturista” no Twitter, com o número dele na urna eletrônica: 22
Entre no canal do Jornal da Política no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia.
O whey protein é um suplemento proteico para atletas, nome pelo qual é classificado pela Anvisa. O alimento consiste em um produto à base da proteína do soro do leite – de baixo peso molecular com alto valor biológico de proteína e grande capacidade de absorção.
Os suplementos à base de whey variam muito de acordo com suas concentrações, misturas, processamento e valor biológico. Há, basicamente, três classificações para o produto: o concentrado, o isolado e o hidrolisado. O Whey concentrado pode fornecer de 29 a 89% de proteína. Já a forma isolada é a forma mais pura, contendo cerca de 90% ou mais de proteína em sua composição, segundo especialistas.