Acompanhe o Jornal da Política e fique atualizado com as principais notícias de tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Endividamento atinge 79% das famílias em setembro

O número de famílias endividadas atingiu 79,3% do total de lares no país em setembro. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esse é o terceiro recorde consecutivo do indicador.

O levantamento, no entanto, aponta que o índice, apesar de recorde, cresceu em nível menos acelerado que em outros meses, apenas 0,3 p.p., em relação a agosto. Na comparação com setembro do ano passado, a proporção de endividados subiu 5,3 p.p.

“É possível verificar que a melhora gradual do mercado de trabalho, as políticas de transferência de renda e a queda da inflação nos últimos dois meses são fatores que geram maior disponibilidade de renda para as famílias. Por outro lado, podemos observar que o alto nível de endividamento e os juros elevados afetam, sobremaneira, o orçamento das famílias de menor renda, ao encarecerem as dívidas já contraídas”, observa o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

 

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments