O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (24) que está disponível o sistema para que pessoas e empresas possam consultar se têm algum valor a receber de bancos e demais instituições financeiras.
São valores de contas-correntes ou poupanças encerradas ainda com saldo disponível, tarifas ou parcelas cobradas indevidamente por bancos, cotas ou sobras de pessoas que participaram de cooperativas de créditos e recursos de grupos de consórcios que não foram procurados pelos donos.
Banco Central informou que cerca de R$ 3,9 bilhões devem ser devolvidos nesta primeira fase; valor total é estimado em R$ 8 bilhões.
Para consultar se há saldo disponível a ser resgatado, acesse o portal de Valores a Receber do Banco Central. Em seguida:
- Clique em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”
- Clique em “Iniciar consulta”
- Insira seu CPF ou CNPJ de sua empresa
- Transcreva os caracteres para provar que você é humano
- Se não tiver nada a receber, aparecerá a mensagem “Atualmente, você não possui valores a receber”
- Se existe dinheiro a ser liberado, aparecerá “Consulta realizada com sucesso! Para saber mais detalhes dos valores a receber, acesse o Registrato”
Para resgatar os valores, é necessário logar no sistema Registrato, do Banco Central, ou na conta no portal gov.br:
- Clique em “Acessar Registrato” após checar se há valores a receber ou acesse o sistema de login do serviço
- Escolha a opção de entrar pela sua conta gov.br ou login Registrato
- Ao passar o cursor em cada uma das opções, é possível visualizar a opção de cadastro
- Para acessar o saldo na plataforma do governo federal, além do cadastro com informações pessoais, é preciso ter um login nível prata ou ouro (oferecidos a quem já integrou a conta de seu banco à plataforma do governo ou registrou biometria facial no aplicativo Meu Gov.br)
- Para resgatar os valores via Registrato, sem a necessidade de logar na plataforma do governo, acesse a página de cadastro do serviço. É possível se cadastrar via aplicativo, internet banking ou baixando um certificado digital de segurança. A etapa é necessária para transferir os valores resgatados para a conta do titular do CPF
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da política?
Assim, é só seguir o Jornal da Política no Facebook, você vai acompanhar tudo sobre política, economia, geral etc. Siga a gente para saber mais! Participe do nosso grupo no Telegram 👉 https://t.me/jornaldapolitica